quarta-feira, 10 de março de 2010

Trabalho para o Dia da Mulher

Aqui ficam as fotos das flores preparadas para oferecer às mulheres da nossa escola...



Dias a comemorar no mês de Março


Março:

8 - Dia Internacional da Mulher

15 - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

20 - Dia da Agricultura

21 - Dia Mundial da Floresta (dia da Árvore)
- Dia Mundial da Poesia
- Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial

22 - Dia Mundial da Água

23 - Dia Mundial da Meteorologia

24 - Dia do Estudante
- Dia Mundial da Tuberculose

26 - Dia do Livro português

27 - Dia Mundial do Teatro
- Dia do Dador de Sangue
- Dia Nacional dos Centros Históricos

28 - Dia Mundial da Juventude

Dia Internacional da Mulher: trabalho

Para assinalar este dia decidimos fazer uma pequena lembrança para oferecer às mulheres da nossa escola.
Pesquisámos frases com dizeres sobre o que é ser mulher, formatámo-las no computador, imprimimo-las e plastificamo-las. Posteriormente recortámos e colámos pedaços de feltro com a forma de uma flor e colocámos nelas as frases.

Depois foi só dar uma volta pela escola e fazer a distribuição. Foi bom poder ver o sorriso das mulheres a quem entregámos esta simbólica recordação.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher: a História




Sabes por que razão se comemora a 8 de Março o Dia Internacional da Mulher? Não? Aqui vai.

É que no dia 8 de Março de 1857 (há mais de 140 anos) houve uma manifestação organizada por trabalhadoras, só por mulheres, que infelizmente não acabou bem.

Vamos explicar as razões destas coisas.

A Revolução Industrial

Se calhar já ouviste falar na Revolução Industrial?
Bem, ocorreu nos finais do século XVIII e fez com que a produção de bens (coisas) se automatizasse, isto é, foi acelerada pela criação de máquinas que fizeram com que se passasse da produção artesanal à produção industrial.




Confuso? Pois é...

Mas explica-se assim: dantes havia artesãos que faziam o que era preciso na sua profissão: sapatos, potes, arreios, pão, etc. E na quantidade necessária.

Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se mais e muito mais depressa, porque havia mais pessoas a querer comprar as coisas. As coisas, por demorarem menos tempo a fazer, custavam menos dinheiro.

Para as fábricas funcionarem sem problemas trabalhava nelas muita gente: homens mulheres e crianças (desde os 5, 6 anos! É verdade!).

Trabalhavam mais de 12 horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. Só paravam ao domingo e nos dias santos.

As condições de trabalho eram muito más e, infelizmente as pessoas eram muito maltratadas.

Abusavam das suas capacidades e exploravam-nas até ao limite. Claro que pagavam mal, mas especialmente mal às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo.

Voltamos a 8 de Março de 1857

Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia!

A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência.

Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Sabes que nem votar podiam?

Por isso era impensável terem tido a coragem de se reunir e de protestar!

É que hoje nós aceitamos que as mulheres e os homens devem ter as mesmas oportunidades e direitos, mas dantes não era assim...

Aliás, se pensares um pouco verás que ainda há muito a fazer para haver justiça, não é?

Por causa desse acontecimento, desde 1975, as Nações Unidas comemoram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Fonte: www.junior.te.pt

"Slumdog Millionaire"

Temos, regularmente, tido a oportunidade de escolher filmes e posteriormente visioná-los nas aulas de CLE. De seguida, nas aulas de VP, realizamos pequenos trabalhos alusivos ao filme. Um dos últimos filmes que escolhemos foi o "Quem Quer Ser Bilionário?" (título original: "Slumdog Millionaire").
Aqui fica uma foto onde se pode ver o trabalho realizado.




segunda-feira, 1 de março de 2010

Slogan PIEC

Apesar da seguinte frase não ter sido considerada na iniciativa que visava a escolha de um slogan para o PIEC, aqui fica no nosso Blog para que vocês não se esquecerem que:




Bom trabalho estimados alunos, para a equipa de professores do T1 de Oeiras a vossa frase é a grande vencedora!!!

Visita de Estudo a Belém



No dia 11 de Fevereiro os alunos do T1, em conjunto com o T2, realizaram uma visita de estudo à zona de Belém.

Os alunos visitaram o Planetário, viram a residência oficial do Presidente da República e visitaram as exposições do Centro Cultural de Belém (Museu Berardo).
De seguida iremos observar algumas coisas que vimos durante a visita.
Os Profs não quiseram aparecer e por isso não estão nas fotos, mas nós vamos divulgar os nomes, são eles: A Prof. Carla, a Prof. Sandra, o Prof. Rui e o Prof. David.

Houve ainda tempo para juntar o pessoal todo à volta de uma enorme mesa e ir ao Mcdonald's comer um saboroso Big Mac, Sundae... e entre outras coisas saborosas!!!

Esperamos que gostem das fotos :)

...ah!!! Quanto aos Pastéis de Belém... as fotografias são só para enganar, ninguém os comeu :(

Planetário



O objectivo de qualquer Planetário, é trazer à Humanidade o antigo gosto em observar o céu estrelado, compreender a harmonia e o sistema do Universo, sem ser perturbado pela poluição atmosférica ou luminosa. Um Planetário permite uma condensação de tempo, de tal ordem, que dias, anos e séculos, se transformam em minutos e segundos!

Nós de um lado para o outro

Judith Barry, Body Without Limits




A obra de Judith Barry (n. 1954, EUA, vive e trabalha em Nova Iorque) envolve performance, arquitectura, cinema, vídeo, instalação, fotografia, escultura e novos media (entre outros). A compreensão da sua obra pode ser entendida através de um vocabulário que se constitui como um glossário, que inclui “Percepção”, “Espaço”, “Duração” e “Contexto” e nos ajuda, num exercício de síntese, a abordar e a compreender a produção artística contemporânea.

Pudemos entrar numa sala muito, muito e muito estranha. A sala era branca e estava a ser projectada uma luz verde bastante forte. Entrámos em grupos de 3. Os Profs. também entraram. Quando saímos da sala via-se tudo... VERDE! Foi uma experiencia interessante.

Aqui está uma tentativa de foto tirada dentro da sala...


Bes Photo 2009



O BES Photo é uma iniciativa anual do Banco Espírito Santo que, em parceria com o Museu Colecção Berardo, visa premiar artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, por trabalhos desenvolvidos no domínio fotográfico durante um determinado período. Nas anteriores edições foram distinguidos com este prestigiante prémio os artistas Helena Almeida, José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares e Edgar Martins. Esta sexta edição revela-nos os trabalhos de André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida.

Gostámos e ficou lá a nossa marca no bilhete...

Palácio de Belém




O Palácio, localizado em Belém, outrora palácio de reis, é hoje monumento nacional e sede da Presidência da República Portuguesa. Chamado "das leoneiras" no século XVIII, parece ter como emblema o leão - símbolo solar que alia a Sabedoria ao Poder. Uma bandeira de cor verde com o escudo nacional - o estandarte presidencial - é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.

Nós não tivemos a oportunidade de visitar o Palácio por dentro, apenas pudemos vê-lo do lado de fora. Fica para a próxima

Links

Links visitados para fazer pesquisas após a visita a Belém:

www.planetario.online.pt
www.presidencia.pt
www.museuberardo.com

Dia de S. Valentim, Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, como é conhecido em outros países, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas actualmente é mais comum a data ser celebrada a 14 de Fevereiro.

Como o PIEF gosta de ser o CUPIDO, este ano, como já tem acontecido anteriormente, tratamos de todo o correio amoroso da escola. Nas várias disciplinas pudemos preparar este dia e construímos ainda um marco de correio muuuuito giro. Quando foi para organizar e entregar o correio, contámos com a ajuda da turma T2.


domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Sexo Seguro", "Alimentação Saudável" e "Prática Desportiva"



Nas disciplinas de C.L.E. e V.P. foram desenvolvidos trabalhos de pesquisa, tratamento de informação e apresentação de trabalho alusivos aos temas: "Sexo Seguro", "Alimentação Saudável" e "Prática Desportiva".

Os alunos colaboraram e o resultado final foi muito interessante...


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Olá... sou o Fábio P.

Olá

Eu sou o Fábio e tou no PIEF para acabar o 6º Ano.

Olá... sou a Márcia!

Olá

Sou a Márcia tenho 16 anos, tenho uma filha de 6 meses e estou a tentar acabar o T1 para fazer o T2. Sou uma rapariga divertida e inteligente. Estou aqui para acabar a escola para poder ter um bom trabalho…

Olá... sou a Ariana

Olá

Sou a Ariana, Sou da turma PIEF Oeiras T1. Somos um grupo de alunos à procura do nosso caminho e de um futuro melhor. Queremos aprender a perceber e a agarrar os nossos objectivos para lutarmos e nunca desistirmos daquilo que realmente desejamos!

Olá... sou a Isa!

Olá

Sou a Isa, tenho 16 anos e estou na turma do PIEF T1. Estou aqui para tirar o 6ºAno.

Olá... Sou o André!

Olá!

Sou o André e tenho 16 anos. Estou aqui para concluir o 6ºAno e estou a gostar!

André Miranda