segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visita ao Planetário&Belém...

Aqui fica a reportagem da nossa última visita de estudo...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Halloween

A História do Halloween

O dia das bruxas teve origem há dois mil anos entre os povos celtas, sendo criada a partir da comemoração do festival de Samhain, na Irlanda. Esse festival era realizado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, marcando o fim do verão e o início do Ano-Novo. Com o passar do tempo se estabeleceu uma data fixa para a comemoração, adquirindo um novo significado, pois acreditavam que na noite de 31 de Outubro as almas iam à Terra para possuir as pessoas, os celtas acreditavam que essa seria a única forma de vida após a morte.

Crendo que as almas voltavam e possuíam as pessoas, os irlandeses, na noite o dia 31 de Outubro, passaram a apagar as tochas e fogueiras de suas residências com o intuito de deixá-las frias e incómodas, se mascaravam-se e desfilavam pelo bairro, com o intuito de espantar as almas que procuravam corpos para possuí-los. Essa tradição chegou aos Estados Unidos em 1840, com a chegada de imigrantes irlandeses, quando esses fugiam da fome que se verificava no seu país. A data tornou-se importante para o país, sendo o dia estabelecido como feriado nacional do Dia das Bruxas, sendo a festa norte-americana mais conhecida de todo o mundo.

Com a globalização o Halloween espalhou-se por um pouco por todo o mundo e Portugal não foi exceção.

Brevemente teremos fotografias do Halloween no PIEF Oeiras T1

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.

O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

No PIEF decidimos promover hábitos saudáveis, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de fruta. Nesse sentido preparámos uma saborosa salada de frutas.

Aqui fica o registo...




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Peddy-Paper na BE/CRE

No âmbito da disciplina de Viver em Português participámos num Peddy-Paper na Biblioteca/Centro de Recursos Educativos. O mesmo foi dinamizado pela equipa da BE/CRE.

Aqui fica o registo da actividade...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleição do Capitão de Equipa...

Após uma semana de campanha eleitoral, o momento da verdade chegou e a turma foi a votos... o grande vencedor foi o PAULO.
Aqui ficam as imagens...









terça-feira, 18 de outubro de 2011

As primeiras pegadas lançam boas expectativas para este ano!

Os primeiros dias têm sido extasiantes. Temos tido várias dinâmicas e jogos que permitem que fiquemos a conhecer um pouco mais de cada um de nós.


















Vem aí um excelente ano para o PIEF Oeiras T1. Visitem-nos regularmente e vejam o que andamos a fazer ;)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Início...

No passado dia 30 de Setembro, demos início ao ano lectivo recebendo na nossa sala alunos e encarregados de educação. Foi um momento de partilha fantástico que ainda deu para adoçar o estômago com uns bolinhos ;)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resumo das actividades desenvolvidas 2010-2011

Vamos tentar dar a volta ao PIEF 2010-2011 em 8min...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tal como se diz...o Natal é quando um Homem quer!

Na altura apenas foram publicadas umas fotos da iniciativa, agora chega uma breve compilação das mesmas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Voluntariado no Centro Social e Paroquial de S. Julião da Barra

Vídeo apresentado na Missa de Domingo na Paróquia de S. Julião da Barra, sobre a acção de voluntariado realizada ao longo do ano no Centro Social e Paroquial de S. Julião da Barra.

Fomos muito bem recebidos, tivemos uma Igreja inteira a aplaudir o esforço e dedicação dos nossos jovens. Foi um dos momentos mais gratificantes que já vivemos em PIEF. Para além do que sentimos ao ajudar todas aquelas famílias, são momentos como estes que nos fazem continuar e lutar contra a desigualdade e a exclusão social, mantendo a convicção que o voluntariado é o caminho para ajudarmos quem necessita e sermos ajudados quando nós próprios necessitamos.



Um especial agradecimento à nossa TIL, Catarina Pimenta, por ter tornado possível o envolvimento das turmas PIEF nesta iniciativa, bem como à edição em vídeo em conjunto com outro colega de PIEF, o Eládio Gouveia (do PIEF de Loures/Sacavém).

Até breve

Exposição ReciclOhArte

Vídeo da exposição dos trabalhos que participaram no concurso ReciclOhArte.




Aqui estão os nossos vencedores em pormenor... ;)

Turma 2º Ciclo, "Paixão Aquática"


Turma 3º Ciclo, "GRrrrrr..."

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VENI, VIDI, VICI - (CHEGAR, VER E VENCER)

A aventura chegou ao fim...

Parabéns aos "ciclistas" e a todos os que tornaram possível proporcionar a estes jovens esta oportunidade.

Pief Oeiras T1 ReciclOharte



Imagens recolhidas em sala de aula durante a realização da peça destinada ao concurso "ReciclOhArte".
Som : UB40 + sons de ar e água

Pief Sem Fronteiras Jun 2011

Como prometido...



Participação da equipa Oeiras /Casal de Cambra
no "Pief sem Fronteiras" organizado pelo Pief da Moita.
Dois dias absolutamente inesquecíveis.
Obrigado à organização e a todos os participantes!

domingo, 19 de junho de 2011

Tróia-Lagos PIEF Bike Tour 2011

O PIEF de Loures-Sacavém partiu hoje, juntamente com o de Oeiras e o da Apelação, rumo ao Algarve. Espera-se um grande aventura nos próximos dias.

Poderão consultar aqui mais informações sobre o acontecimento:
http://pieflouressacavem.blogspot.com/2011/06/troia-lagos-pief-bike-tour-2011.html


Aqui ficam os nossos representantes nesta odisseia...





Comentários
Jardel às 15:00 de 21 de Junho 2011: "- Já estamos a entrar em terras algarvias! Amanhã chegaremos ao nosso destino!" Estamos cansados e já andámos bastante... está a ser muito bom!"

Jardel às 21:30 de 22 de Junho 2011: "Já estamos a caminho de casa. Estamos a passar Álcacer. Tenho gostado destes dias"

No PIEF só temos os melhores

Foi nos confidenciado pelo Nuno, o nosso instrutor de Surf da PuroSurf BoardsportsAcademy que esta academia irá aparecer brevemente no Fama Show, da SIC.
Recorde-se que esta escola de surf tem vindo a colaborar com o PIEF Oeiras no desenvolvimento de actividades.
No PIEF os melhores aprendem com os melhores ;)



Mais informações em:
http://www.purosurfacademy.com/
http://purosurfacademy.blogspot.com/

Certificações foram um dos pontos altos da nossa festa

Foi com muito orgulho que na festa de final de ano distinguimos os últimos alunos certificados deste ano lectivo.
Houve de tudo durante as entregas dos diplomas, risos, lágrimas ... de alegria, tristeza... por nos deixarem e algumas gargalhadas! Resumindo muito boa disposição!


O nosso querido Jardel viu o seu esforço recompensado no final de um ano em que trabalhou muito bem.
Ainda nos recordamos do Jardel em finais de Setembro, após chegar uns minutos atrasado à aula justificar-se da seguinte forma "Professores, atrasei-me porque tive a brincar lá fora...", não é usual nestas idades ouvirmos estas justificações ;)

Depois foram entregues diplomas aos alunos da turma do 3º Ciclo. Alguns deles já tinham estado connosco na nossa turma. É o caso da Patrícia e do Ricardo.


A nossa Patrícia é uma jovem com uma personalidade muito forte, é bastante trabalhadora, anda sempre bem disposta e é acima de tudo uma excelente amiga.



O Ricardo será o nosso eterno surfista, apenas não sabemos se ele algum dia fez surf! Foi possível observar um grande carinho, tal como com a Patrícia, quando se entregou o diploma ao Ricardo. Houve inclusive professores, não irão ser nomeados, que deixaram fugir umas lágrimas...

De seguida foram entregues os diplomas aos restantes jovens do 3º Ciclo.


O João...

... o Daniel...

... e o Rúben também foram contemplados!

Por fim, a nossa TIL, a Catarina decidiu pregar uma partida ao Vitor... dizendo que a entrega de diplomas estava concluída e os diplomas entregues a todos os que foram certificados. O Vitor, que estava convencido que ia ser certificado começou, como se diz na gíria "a ver a sua vida a andar para trás".
Aqui até parece chorar...


Mas acabou tudo em bem e o Vitor conseguiu alcançar o seu objectivo, encontrou novamente sucesso na escola!


Parabéns a todos, quer os "diplomados", quer os que continuam connosco, pois estes estão no bom caminho e num futuro próximo estaremos a falar deles novamente.

sábado, 18 de junho de 2011

Festa Final de Ano

Brevemente teremos a reportagem completa da nossa festa final de ano...

Teatro "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente com uma excelente interpretação dos jovens da turma do 3º Ciclo.
Certificações de alunos de ambas as turmas.
Mostra de vídeos com fotos e clips de actividades do PIEF de Oeiras.
E um lanchinho muito bem recheado e bem apetitoso.

Brevemente iremos desenvolver estes tópicos em posts futuros...