segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico-Social - 5 de Dezembro

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) foi fixado o dia 5 de Dezembro, o «Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico e Social», considerando que o serviço voluntário, incluindo o dos voluntários daquela Instituição, presta uma importante contribuição para as actividades socioeconómicas a nível mundial.

Sê voluntário, Faz a diferença! 2011, Ano Europeu do Voluntariado

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dias a assinalar - Dezembro




1 _ Restauração da Independência - Dia Mundial da SIDA
2 _ Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
3 _ Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
5 _ Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico-Social
10 _ Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
18 _ Dia Internacional dos Migrantes
29 _ Dia Internacional da Diversidade Biológica

domingo, 20 de novembro de 2011

DIREITOS DA CRIANÇA

As crianças têm direitos

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade
a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros
direitos das crianças:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –
todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que
lhe digam respeito.

• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e
à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos
que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

Para melhor realizar os objectivos da CDC, a Assembleia Geral da ONU adoptou a 25 de Maio de 2000 dois Protocolos Facultativos:

Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à venda de crianças,
prostituição e pornografia infantis (ratificado por Portugal a 16 de Maio de 2003);

Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças
em conflitos armados (ratificado por Portugal a 19 de Agosto de 2003);

Retirado de http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Novo ano... novos dossiers!

Os alunos decoraram os seus dossiers com imagens a seu gosto, colocando também o seu nome no mesmo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um terror de Halloween em Oeiras!

Espalhou-se o medo em Oeiras...!



Muito boa atividade para assinalar o Halloween!

Parabéns a todos os envolvidos!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visita ao Planetário&Belém...

Aqui fica a reportagem da nossa última visita de estudo...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Halloween

A História do Halloween

O dia das bruxas teve origem há dois mil anos entre os povos celtas, sendo criada a partir da comemoração do festival de Samhain, na Irlanda. Esse festival era realizado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, marcando o fim do verão e o início do Ano-Novo. Com o passar do tempo se estabeleceu uma data fixa para a comemoração, adquirindo um novo significado, pois acreditavam que na noite de 31 de Outubro as almas iam à Terra para possuir as pessoas, os celtas acreditavam que essa seria a única forma de vida após a morte.

Crendo que as almas voltavam e possuíam as pessoas, os irlandeses, na noite o dia 31 de Outubro, passaram a apagar as tochas e fogueiras de suas residências com o intuito de deixá-las frias e incómodas, se mascaravam-se e desfilavam pelo bairro, com o intuito de espantar as almas que procuravam corpos para possuí-los. Essa tradição chegou aos Estados Unidos em 1840, com a chegada de imigrantes irlandeses, quando esses fugiam da fome que se verificava no seu país. A data tornou-se importante para o país, sendo o dia estabelecido como feriado nacional do Dia das Bruxas, sendo a festa norte-americana mais conhecida de todo o mundo.

Com a globalização o Halloween espalhou-se por um pouco por todo o mundo e Portugal não foi exceção.

Brevemente teremos fotografias do Halloween no PIEF Oeiras T1

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.

O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

No PIEF decidimos promover hábitos saudáveis, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de fruta. Nesse sentido preparámos uma saborosa salada de frutas.

Aqui fica o registo...




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Peddy-Paper na BE/CRE

No âmbito da disciplina de Viver em Português participámos num Peddy-Paper na Biblioteca/Centro de Recursos Educativos. O mesmo foi dinamizado pela equipa da BE/CRE.

Aqui fica o registo da actividade...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleição do Capitão de Equipa...

Após uma semana de campanha eleitoral, o momento da verdade chegou e a turma foi a votos... o grande vencedor foi o PAULO.
Aqui ficam as imagens...









terça-feira, 18 de outubro de 2011

As primeiras pegadas lançam boas expectativas para este ano!

Os primeiros dias têm sido extasiantes. Temos tido várias dinâmicas e jogos que permitem que fiquemos a conhecer um pouco mais de cada um de nós.


















Vem aí um excelente ano para o PIEF Oeiras T1. Visitem-nos regularmente e vejam o que andamos a fazer ;)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Início...

No passado dia 30 de Setembro, demos início ao ano lectivo recebendo na nossa sala alunos e encarregados de educação. Foi um momento de partilha fantástico que ainda deu para adoçar o estômago com uns bolinhos ;)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resumo das actividades desenvolvidas 2010-2011

Vamos tentar dar a volta ao PIEF 2010-2011 em 8min...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tal como se diz...o Natal é quando um Homem quer!

Na altura apenas foram publicadas umas fotos da iniciativa, agora chega uma breve compilação das mesmas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Voluntariado no Centro Social e Paroquial de S. Julião da Barra

Vídeo apresentado na Missa de Domingo na Paróquia de S. Julião da Barra, sobre a acção de voluntariado realizada ao longo do ano no Centro Social e Paroquial de S. Julião da Barra.

Fomos muito bem recebidos, tivemos uma Igreja inteira a aplaudir o esforço e dedicação dos nossos jovens. Foi um dos momentos mais gratificantes que já vivemos em PIEF. Para além do que sentimos ao ajudar todas aquelas famílias, são momentos como estes que nos fazem continuar e lutar contra a desigualdade e a exclusão social, mantendo a convicção que o voluntariado é o caminho para ajudarmos quem necessita e sermos ajudados quando nós próprios necessitamos.



Um especial agradecimento à nossa TIL, Catarina Pimenta, por ter tornado possível o envolvimento das turmas PIEF nesta iniciativa, bem como à edição em vídeo em conjunto com outro colega de PIEF, o Eládio Gouveia (do PIEF de Loures/Sacavém).

Até breve

Exposição ReciclOhArte

Vídeo da exposição dos trabalhos que participaram no concurso ReciclOhArte.




Aqui estão os nossos vencedores em pormenor... ;)

Turma 2º Ciclo, "Paixão Aquática"


Turma 3º Ciclo, "GRrrrrr..."

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VENI, VIDI, VICI - (CHEGAR, VER E VENCER)

A aventura chegou ao fim...

Parabéns aos "ciclistas" e a todos os que tornaram possível proporcionar a estes jovens esta oportunidade.

Pief Oeiras T1 ReciclOharte



Imagens recolhidas em sala de aula durante a realização da peça destinada ao concurso "ReciclOhArte".
Som : UB40 + sons de ar e água