Diz-se que a origem dos "lenços dos namorados" remonta aos séculos XVII - XVIII, quando as Senhoras bordavam para passar tempo, sendo que, ao longo dos tempos, foram sendo adaptados para as mulheres do povo.
No início, estes lenços, faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função decorativa. Eram lenços quadrados, de linho ou algodão, bordados conforme o gosto de cada um.
No entanto, estes lenços, tinham outra função: a conquista do namorado.
Uma rapariga, quando chegava à idade de casar começava a bordar um lenço em linho ou algodão (tal e qual a Penélope de Ulisses ... mas custa-me a crer que a tradição venha daí ... o Homero era um ilustre desconhecido!).
Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste usar publicamente ou não, que se decidia o namoro. Se este aceitasse, poria o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocava-o ao pescoço com o nó voltado para a frente, usava-o na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.
Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga. Se por acaso, ele aceitasse mas, mais tarde, trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, e outros obejectos que lhe pertencessem, como fotografias, cartas ...
No PIEF inova-se e renova-se... inventa-se e reiventa-se... nesse sentido exploramos a tradição dos "Lenços dos Namorados" e os alunos produziram os seus prórios lenços... resta-se saber se quando sairem da vitrine que está junto à biblioteca, já tem dono/a ou não ;)
Esperamos que gostem!
PIEF Oeiras 2º Ciclo funciona na Escola Básica 2,3 c/ Secundário Aquilino Ribeiro, Oeiras
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Lanche da Amizade
Mais logo teremos este sinal na nossa porta...

Pois é amigos... roam-se de inveja o PIEF estará em modo de "Não incomodar s.f.f."...
E porquê perguntam vocês?!
Respondemos já a seguir... Teremos um lanche intimista onde haverá sumos e um delicioso fondue de chocolate... ;)

Haverá oportunamente foto-reportagem do acontecimento... até breve!

Pois é amigos... roam-se de inveja o PIEF estará em modo de "Não incomodar s.f.f."...
E porquê perguntam vocês?!
Respondemos já a seguir... Teremos um lanche intimista onde haverá sumos e um delicioso fondue de chocolate... ;)

Haverá oportunamente foto-reportagem do acontecimento... até breve!
Cupido Express Mail... já anda pela escola!
Feliz dia de São Valentim... Feliz dia dos Namorados... ou simplesmente Feliz Dia!!!
E porque os melhores momentos na vida merecem uma banda sonora,
aqui ficam algumas músicas sugestivas...
"Love is in the air"
"All you need is love"
"Bleeding Love"
"Tudo O Que Eu Te Dou" (Paixão) - Pedro Abrunhosa
"Amar-te Assim" - Irmãos Verdade
aqui ficam algumas músicas sugestivas...
"Love is in the air"
"All you need is love"
"Bleeding Love"
"Tudo O Que Eu Te Dou" (Paixão) - Pedro Abrunhosa
"Amar-te Assim" - Irmãos Verdade
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
São Valentim e o Dia dos Namorados
Um pouco de história...
"Entre nós, o Dia dos Namorados celebra o amor, a paixão entre amantes e a partilha de sentimentos. Todos os anos, no dia 14 de Fevereiro, ocorre a azáfama da troca de chocolates, envio de postais e de oferta de flores. Muitos casais planeiam jantares românticos, noites especiais e fazem planos para surpreender e agradar à sua «cara-metade». Há também quem escolha este dia para se declarar à pessoa amada e também quem avance com pedidos de casamento, embebido pelo espírito do dia.
A História
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.
As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.
A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.
Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..
Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o «amor cristão» uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião."
Fonte: http://diadosnamorados.kazulo.pt
"Entre nós, o Dia dos Namorados celebra o amor, a paixão entre amantes e a partilha de sentimentos. Todos os anos, no dia 14 de Fevereiro, ocorre a azáfama da troca de chocolates, envio de postais e de oferta de flores. Muitos casais planeiam jantares românticos, noites especiais e fazem planos para surpreender e agradar à sua «cara-metade». Há também quem escolha este dia para se declarar à pessoa amada e também quem avance com pedidos de casamento, embebido pelo espírito do dia.
A História
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.
As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.
A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.
Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..
Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o «amor cristão» uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião."
Fonte: http://diadosnamorados.kazulo.pt
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Visita guiada ao Parque dos Poetas
Já fizemos diversas atividades no Parque dos Poetas, no entanto faltava-nos fazer uma visita guiada.
Como poderão constatar foi muito divertida e interessante...
Como poderão constatar foi muito divertida e interessante...
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
PIEF Cúpido Express já em funcionamento
Desde da manhã de hoje, dia 9 de Fevereiro, que o marco do correio do Dia dos Namorados se encontra no Pavilhão A da nossa escola. Até à véspera, o mesmo estará lá para receber as cartas de todos os alunos, professores e funcionários que o queiram utilizar.
No dia 14 pela manhã as cartas serão distribuídas pelos destinatários.



Se sentes amizade, compaixão, cumplicidade, amor ou paixão por alguém da nossa escola, não hesites e escreve-lhe para o/a relembrares da sua importância na tua vida...
Boas cartas... até breve!
Um serviço "PIEF Cúpido Express" ;)
No dia 14 pela manhã as cartas serão distribuídas pelos destinatários.
Se sentes amizade, compaixão, cumplicidade, amor ou paixão por alguém da nossa escola, não hesites e escreve-lhe para o/a relembrares da sua importância na tua vida...
Boas cartas... até breve!
Um serviço "PIEF Cúpido Express" ;)
Aniversários dos "Piefitos"
Aqui fica o painel que temos na sala com os aniversários dos nossos "Piefitos" :P
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
"And the winner is... Caminhando no PIEF Oeiras!"

Em Dezembro, faltou assinalar um feito importantíssimo... termos alcançado a entrada/"post" número 200! É de referir que este projeto iniciou-se no final de 2009 e tem vindo a acompanhar as turmas PIEF T1 de Oeiras ao longo de 2010, 2011 e agora 2012.
Outros dados que também apontam para o sucesso deste trabalho é o fato do contador da "blogger" acusar atualmente 14 465 visitantes, tendo sido o mês de Julho de 2011 o mais concorrido com um total de 1691 visitas num só mês... e isto num mês em que nem sequer houve aulas ou publicações significativas! Recebemos ainda 175 comentários, o que dá praticamente um comentário por entrada/"post".
Nós gostamos de estar deste lado e continuaremos a estar... sabemos também que não estaremos sozinhos... obrigado!
Ainda um especial obrigado a alunos, professores e técnicos que estão connosco, mas também aos que por aqui passaram.
... Até breve!
Linha de montagem para o dia mais quente do ano...
Voluntariado no Centro Social e Paroquial de S. Julião da Barra com a presença do Padre Nuno
O nosso voluntariado no Centro Social Paroquial São Julião da Barra tem sido realizado todas as quintas de cada semana. Neste momento o trabalho já não é desenvolvido junto à Igreja, mas sim na antiga Fundição de Oeiras.
No passado dia 26 de Janeiro o Padre Nuno esteve presente e abençoou as instalações e o trabalho desenvolvido pelo centro.
Para além do trabalho habitual houve ainda tempo para adoçar a boca com um excelente lance. Aqui ficam algumas fotos.




Uma vez mais a ajuda dada pelo PIEF a este centro foi salientada, tendo sido expressada a gratidão pelo trabalho semanal desenvolvido por professores e alunos.
Obrigado nós por podermos fazer parte deste projeto =)
No passado dia 26 de Janeiro o Padre Nuno esteve presente e abençoou as instalações e o trabalho desenvolvido pelo centro.
Para além do trabalho habitual houve ainda tempo para adoçar a boca com um excelente lance. Aqui ficam algumas fotos.




Uma vez mais a ajuda dada pelo PIEF a este centro foi salientada, tendo sido expressada a gratidão pelo trabalho semanal desenvolvido por professores e alunos.
Obrigado nós por podermos fazer parte deste projeto =)
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Pai Natal PIEF...
Ele andou por ai e com o trabalho e a dedicação de todos... conseguimos o 2º lugar!!!
Participaram no concurso 1764 alunos de 24 estabelecimentos de ensino. Para o efeito receberam uma estrutura em forma de Pai Natal que foi devidamente decorada por alunos dos vários níveis de ensino, professores e técnicos auxiliares de ação educativa com recurso à reutilização de materiais.
As escolas participantes foram as seguintes:
- JI Ducla Soares;
- EB1/ JI Alto de Algés;
- EBI João Gonçalves Zarco;
- Externato Santa Catarina;
- JI Nossa Sra. do Amparo;
- Ludoteca Fundação Marquês de Pombal;
- Colégio Santiago;
- EB1/ JI Jorge Mineiro;
- Creche e JI Canteiro dos Sonhos;
- COOTL;
- Os Nossos Tempos Livres;
- EB1 Armando Guerreiro;
- EB2, 3 Conde de Oeiras;
- Infantário Dadinha;
- Colégio Flor da Linha;
- EB1 Anselmo de Oliveira;
- EB1/ JI Narcisa Pereira;
- EB2, 3 Prof. Noronha Feio;
- Centro Infantil O Traquinas;
- EB2, 3/ SEC Aquilino Ribeiro;
- EB1/ JI Pedro Álvares Cabral;
- Centro Social e Paroquial Nossa Sra. de Porto Salvo;
- Colégio S. Francisco de Assis
Participaram no concurso 1764 alunos de 24 estabelecimentos de ensino. Para o efeito receberam uma estrutura em forma de Pai Natal que foi devidamente decorada por alunos dos vários níveis de ensino, professores e técnicos auxiliares de ação educativa com recurso à reutilização de materiais.
As escolas participantes foram as seguintes:
- JI Ducla Soares;
- EB1/ JI Alto de Algés;
- EBI João Gonçalves Zarco;
- Externato Santa Catarina;
- JI Nossa Sra. do Amparo;
- Ludoteca Fundação Marquês de Pombal;
- Colégio Santiago;
- EB1/ JI Jorge Mineiro;
- Creche e JI Canteiro dos Sonhos;
- COOTL;
- Os Nossos Tempos Livres;
- EB1 Armando Guerreiro;
- EB2, 3 Conde de Oeiras;
- Infantário Dadinha;
- Colégio Flor da Linha;
- EB1 Anselmo de Oliveira;
- EB1/ JI Narcisa Pereira;
- EB2, 3 Prof. Noronha Feio;
- Centro Infantil O Traquinas;
- EB2, 3/ SEC Aquilino Ribeiro;
- EB1/ JI Pedro Álvares Cabral;
- Centro Social e Paroquial Nossa Sra. de Porto Salvo;
- Colégio S. Francisco de Assis
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Toalha preparada para o "lanche dos Reis"
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Já saiu....
Subscrever:
Mensagens (Atom)













