quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LENÇOS DOS NAMORADOS

Diz-se que a origem dos "lenços dos namorados" remonta aos séculos XVII - XVIII, quando as Senhoras bordavam para passar tempo, sendo que, ao longo dos tempos, foram sendo adaptados para as mulheres do povo.
No início, estes lenços, faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função decorativa. Eram lenços quadrados, de linho ou algodão, bordados conforme o gosto de cada um.
No entanto, estes lenços, tinham outra função: a conquista do namorado.

Uma rapariga, quando chegava à idade de casar começava a bordar um lenço em linho ou algodão (tal e qual a Penélope de Ulisses ... mas custa-me a crer que a tradição venha daí ... o Homero era um ilustre desconhecido!).
Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste usar publicamente ou não, que se decidia o namoro. Se este aceitasse, poria o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocava-o ao pescoço com o nó voltado para a frente, usava-o na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.
Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga. Se por acaso, ele aceitasse mas, mais tarde, trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, e outros obejectos que lhe pertencessem, como fotografias, cartas ...

No PIEF inova-se e renova-se... inventa-se e reiventa-se... nesse sentido exploramos a tradição dos "Lenços dos Namorados" e os alunos produziram os seus prórios lenços... resta-se saber se quando sairem da vitrine que está junto à biblioteca, já tem dono/a ou não ;)

Esperamos que gostem!

1 comentário:

  1. Um PIEF virado para o futuro, sem nunca esquecer as raízes e a cultura do seu país!
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar